Seguidores

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Trabalhar Sempre

Estudantes da UnB numa entrevista com a Embaixadora

No decorrer da semana Embaixadora Eugénia Saldanha Araújo, teve encontros de trabalho, com várias instituições brasileiras. Entre as instituições públicas, destacamos a audiência concedida no ministério da Saúde, Agricultura e Aeronáutica.
Entre empresas visitadas, destacamos à Embrapa (Agropecuária) cujo encontro com o Director-Presidente da instituição Pedro Antonio Arraes Pereira, vai resultar em acordos com o nosso país nesse domínio.
Foi também mas logo no início da semana que, o Embaixador da República do Equador, Horácio Sevilla Borja, fez uma visita de cortesia a nossa representação diplomática. Convém destacar que o Embaixador Borja, é um diplomata com mais de três décadas de exercício. Mas o mais marcante e a ligação forte que este homem tem com à Guiné-Bissau, prende-se, pelo facto, de ser um dos elementos da equipa dos observadores da ONU que esteve em 1972 nas zonas libertadas, das matas da Guiné.
Outrossim foi o convite de honra endereçada a Embaixadora Eugénia Saldanha Araújo, para participar na cerimônia do 16º  aniversário da Revista Persona Mulher, uma publicação que se ocupa da promoção feminina, oferecendo à mulher subsídios para o seu crescimento como cidadã, e narrando sua luta e evolução no contexto mundial, colocando-a como artífice da construção de uma sociedade moderna. Este ano a Revista Persona Mulher organizou a campanha “Homens Unidos pelo Fim da Violência contra as Mulheres” que conseguiu coletar 56 mil assinaturas em todo Brasil. O abaixo-assinado, bem sucedido, foi entregue à Organização das Nações Unidas.
Pergunta-se, quem são essas jovens da fotografias que acompanha este  artigo. Elas são a Rosangela Alves, Jeanne e Brenda Karine, duas delas estudantes de Ciências Sociais e outra uma pesquisadora na área do Direito, ambas, da Universidade de Brasília (UnB). Estão a fazer um estudo sobre a República da Guiné-Bissau, com temas como a subnutrição e o desenvolvimento sanitário.

Embora agendado, os jovens estudantes guineenses em Brasília, não compareceram a reunião na Chancelaria. Uma falta injustificável, quando se tem à porta, a data, da Independência Nacional, e muito trabalho organizacional por fazer. Entre muitas tarefas que à função de Embaixadora reserva, e alguns constrangimentos com as demandas, no Serviço Consular, sobretudo, a impossibilidade de emitir passaportes biometricos novos, aos vários guineenses que vão solicitando, a dinamica e o trabalho na Chancelaria segue em frente. Sem  capacidade para dar resposta, a essa questão dos passaportes,  à Embaixada da República da Guiné-Bissau, no Brasil, continua a sua Missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário