Seguidores

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Encontro entre a representação diplomática guineense e a ABRUEM

Mesa do encontro entre a EMBAGUIBRASIL e à ABRUEM

A Embaixadora Eugénia Saldanha Araújo teve um em encontro com os reitores de todas as Universidades Estaduais e Municipais do Brasil. Num encontro que durou cerca de hora e meia, possibilitou que a chefe da Missão Diplomática guineense no Brasil apresenta-se aos reitores, as linhas mestras da política guineense no sector da Educação e solicitou uma maior intervenção dos reitores no que concerne ao tratamento dos estudantes guineenses que, frequentam as Universidades brasileiras no âmbito do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação
PEC-G que oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em vias de Desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos no domínio da Educação e Cultura. Este programa é desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades Públicas, Federais, Estaduais e Municipais. O PEC-G seleciona estrangeiros, entre 18 e 25 anos, com o curso complementar concluído, para realizarem os estudos de graduação no Brasil.
Este encontro entre os representantes da Missão Diplomática guineense no Brasil, teve lugar graças ao empenho e prestigiosa intervenção junto da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) do advogado e Professor Universitário António Teixeira, que neste momento presta serviços de acessor jurídico à Embaixada da República da Guiné-Bissau no Brasil.
Foto de família depois do encontro
À ABRUEM é o maior segmento do ensino superior público do país, e congrega hoje 42 Universidades em 22 Estados brasileiros e conta com um numero de utente avaliado em 693 mil alunos regularmente matriculados. É significativo o seu papel social é de estrema relevância pois estão instaladas, em sua grande maioria, no interior do país, facilitando o acesso da população regional à formação superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário