Seguidores

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Secretária Olgamir Amancia prestigia evento em comemoração ao Dia da África

Foto de família 

Sábado (19), a Secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amancia Ferreira, e a primeira-dama do Distrito Federal, Dra. Ilza Queiroz, participaram do "Bazar África", realizado na Embaixada do Egito. O evento fechou a série de atividades promovidas durante este mês em comemoração ao Dia da África, que acontece no próximo dia 25.


Esta data é festejada por povos de todo o mundo em nome da liberdade, da independência e da emancipação. No Distrito Federal, a data enseja um calendário de eventos organizado pelo Comitê das Embaixatrizes Africanas e apoiado pelo Governo do Distrito Federal, especialmente pela Secretaria de Estado da Mulher.


"O Brasil e a África estão restabelecendo conexões que podem criar impactos significativos na prosperidade e no desenvolvimento dos dois. Além da aproximação comercial, a crescente cooperação entre Brasil e nações africanas também se dá nos setores de agricultura, saúde, energia, proteção social e capacitação profissional. Hoje, aqui, estamos promovendo um evento para simbolizar uma ligação que está nas nossas origens: a presença da cultura africana", avaliou a secretária Olgamir Amancia Ferreira, convidada de honra do evento.


Durante o seu discurso de abertura, a secretária ainda destacou que o mundo precisa compreender que o desenvolvimento social e econômico apenas será possível com a inclusão de todos os povos, com a integração e a igualdade. "Nós reconhecemos a África como a nossa pátria mãe e estamos aqui para consolidar nossos laços e estreitar nossas relações; todas nós aprendemos com essa troca", frisou Olgamir Amancia.


Participaram do encontro as embaixatrizes de Angola, Neogilda Cosme; da Costa do Marfim, Adeline Aka; do Senegal, Dieynaba Ndiaye; de Burkina Faso, Helene Ilboundo; do Gabão, Jacqueline Angouo; de Camarões, Laura Mbeng; de Gana, Phyllis Gbedemah; e de Botsuana, Theresa Mmualefe.



Eugênia Pereira Saldanha Araújo, embaixadora da Embaixada da República da Guiné-Bissau no Brasil, destacou a atuação das mulheres africanas no país. "O grupo de mulheres africanas que atua no Brasil tem por objetivo promover a emancipação da mulher e a sua participação no desenvolvimento dos países africanos e também no desenvolvimento do Brasil, país no qual estamos hospedadas", afirmou.



Dezoito artesãs brasilienses, organizadas por meio do programa Rede Mulher Artesã - desenvolvido pela Secretaria de Estado da Mulher -, prestigiaram o evento apresentando seus belos trabalhos. Quem passou pelo bazar pôde conferir produções feitas com diversas técnicas, como tecelagem, crochê, bordado, patchwork e reciclagem artística.
A renda dos eventos será destinada a instituições carentes do Distrito Federal.

Fonte: GDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário