Seguidores

terça-feira, 22 de maio de 2012

GDF apoia iniciativa de embaixatrizes africanas

Embaixatrizes africanas com a 1ª dama do DF 

No dia 25 de maio é celebrado o Dia da África, festejado por povos de todo o mundo em nome da liberdade, da independência e da emancipação. No Distrito Federal, a data enseja um calendário de eventos organizado pelo Comitê das Embaixatrizes Africanas e apoiado pelo Governo do Distrito Federal, especialmente pela Secretaria de Estado da Mulher. "É uma oportunidade extremamente importante porque somos um País afrodescendente; a cultura africana está nas nossas origens", avaliou a secretária da Mulher, Olgamir Amancia Ferreira. A secretária e a primeira-dama do Distrito Federal, Dra. Ilza Queiroz, receberam nesta segunda-feira, 12, no Palácio do Buriti, as oito integrantes do Comitê para acertar os detalhes da programação de maio.

A programação prevê a realização de um jantar de gala, uma passeata e um bazar com produtos representativos da cultura africana; artesãs candangas que desenvolvem artesanato de raiz também serão convidadas para o bazar. As atividades têm por objetivo promover o intercâmbio cultural entre os países. A renda dos eventos será destinada a instituições carentes do Distrito Federal.

Para apoiar a iniciativa das embaixatrizes, a primeira-dama Ilza Queiroz propôs a integração das secretarias de Estado da Mulher, de Promoção da Igualdade Racial, do Desenvolvimento Social e Transferência de Renda e de Publicidade.  “Vou me esforçar em buscar apoio para que o evento seja um sucesso”, afirmou.
Participaram do encontro as embaixatrizes de Angola, Neogilda Cosme; Costa do Marfim, Adeline Aka; do Senegal, Dieynaba Ndiaye; de Burkina Faso, Helene Ilboundo; do Gabão, Jacqueline Angouo; de Camarões, Laura Mbeng; de Gana, Phyllis Gbedemah e de Botsuana, Theresa Mmualefe.

Calendário:
5 de maio – Jantar de Gala no Hotel Royal Tulip
12 de maio – Marcha no Parque da Cidade
19 de maio – Bazar na Embaixada do Egito (ingressos a R$ 5 para adultos e R$ 2 para crianças)

Nota: Tudo foi um sucesso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário