Seguidores

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Quem é Eugénia Pereira Saldanha Araújo?

Embaixadora Eugénia Pereira Saldanha Araújo
É Assistente Social licenciada em 1986, e é nessa área que desenrola uma larga e importante contribuição enquanto Ministra da Saúde Pública com a elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário(PNDS). Adicionalmente contribui de forma activa enquanto Ministra da Solidariedade Social, Família e Luta Contra a Pobreza, na criação do Documento de Estratégia Nacional de Redução da Pobreza na Guiné-Bissau (DENARP).
Muitos lhe reconhecem uma força argumental natural, porque sempre priorizou o dialogo construtivo em todas as esferas de relacionamento. “Ter consciência de que se deve actuar sempre para o BEM COMUM” como várias vezes, sublinhou, é uma das características da forma de trabalho que vai elegendo ao longo dos anos. Passou por diversos cargos públicos desde coordenação de departamentos, direções gerais e por três vezes foi Ministra. Enquanto militante do Partido Africano Para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) foi eleita ainda nos anos 80 para Comité Central, e há mais de uma década que ocupa um lugar no Bureau Político daquele partido.   
Antecedentes da sua Formação e Trabalho
Frequentou o ensino primário na cidade de Farim, onde concluiu a quarta classe. Na capital, provincial na época, frequentou a Escola Técnica Industrial e Comercial de Bissau. Em 1966 parte para Lisboa, na altura capital Ultramarino para estudar o curso Serviço Social, que nesse período só tinha o grau de Bacharelato. Concluiu o Bacharelato em 1969, regressando de seguida para Bissau onde é colocada como responsável pelo Serviço Médico-Social, na ex-Hospital Central de Bissau(Hospital Simão Mendes) na Direcção Nacional dos Serviços de Saúde e Assistência, cargo que ocupa até 1974.
Desde 1974 que Eugénia Saldanha Araújo, se familiarizou com as temáticas relacionadas com a Saúde Pública. Nesse mesmo ano é nomeada Responsável dos Assuntos Sociais para a Região de Bissau na (denominada na altura) Sub-Comissáriado da Saúde e Assuntos Sociais. Mesmo assim nesse período viaja pelo país inteiro, dando formação na área de Educação para a Saúde, Planeamento Familiar e Técnicas de boa Nutrição.  
O seu trabalho com os Combatentes da Liberdade da Pátria
Em 1977 começa a trabalhar com os veteranos da Guerra Colonial onde é convidada para ser a Responsável Adjunta na Direcção dos Assuntos Sociais na então Secretaria do Estado dos Combatentes da Liberdade da Pátria. Nessa mesma Secretaria de Estado assume em 1980 a coordenação do Departamento de Formação Profissional, Reinserção Social e Emprego. Função que interrompe em 1983, para frequentar o curso de Serviço Social no Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa onde concluiu a Licenciatura no ano 1986. Entretanto nesse período de 1983 a 1986 enquanto frequentava a sua formação superior trabalhou como assessora na Divisão dos Assuntos Sociais na Embaixada da República da Guiné-Bissau em Lisboa.
Em 1986 de regresso ao país, Eugénia Saldanha, assume a Direcção-Geral da Secretária de Estado dos Combatentes da Liberdade da Pátria. Nessa Direcção-Geral promove uma forma activa de trabalho impulsionando projectos para criação de várias Cooperativas dos Antigos Combatente (COOPAC). No total trabalhou, 12 anos, com os Combatentes da Liberdade da Pátria. Onde deixa uma marca pessoal, tendo em conta até, que ela é órfã de guerra, pois o pai foi morto nas matas da Guiné durante o período da Luta da Libertação.
A sua labuta na área Social
Desde de 1992 Eugénia Saldanha Araújo tem uma destacada trajetória profissional na área social, nomeada,  Directora-Geral  dos  Assuntos Sociais  do Ministério dos Assuntos Sociais e Promoção Feminina nesse mesmo ano, prioriza a questão dos Direitos das Mulheres, não só no ministério onde exercia as funções como na Organização partidária(PAIGC) das Mulheres - União Democrática das Mulheres (UDEMU). Foi em 1994, Ministra da Saúde Pública no primeiro governo democraticamente eleito. Nesse ministério cumpre o grande objetivo da carreira, criando o primeiro Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário PNDS – 1997 – 2000.
Depois do conflito militar de 1998 na Guiné-Bissau, ocupa a pasta de Ministra Conselheira para Área Social da Presidência da República/Interino. Cargo que deixa depois das Eleições Presidenciais de 1999, para ocupar a  Direcção  Executiva da Fundação para Acção Social (FAS) até o ano 2003. Em 2004 é de novo chamada para ocupar o cargo de Ministra da Solidariedade Social, Família e Luta Contra a Pobreza. Lançou nesse ano o recenseamento para se apurar o número de pensionistas e a criação de Base de Dados nesse Ministério. Efetuou várias consultorias para alguns programas das Nações Unidades na área social e da mulher. No ano 2007 é de novo convidada para ocupar o cargo de Ministra da Saúde Pública, onde esteve a trabalhar até 2008.

Desde Junho de 2010 foi nomeada Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária na República Federativa do Brasil.  
 Antecedentes Pessoais
Eugénia Pereira Saldanha Araújo nasceu em 1945, na pequena vila (tabanca) de Incala, sector de Bedanda, da Região de Tombali situada no Sul da Guiné-Bissau. É católica casada com Leão de Pina Araújo, é mãe de três filhos e avó de sete netos.
Entre numerosas participações em conferencias destacamos:
Curso de Educação para Saúde – OMS –  em Bissau no ano 1976.
Seminário sobre a Educação de Adultos ( educação não formal) C.A/ no âmbito Sensibilização na África – Julho á Setembro - Nova York em 1977.
Conferência sobre Mulheres, Desenvolvimento, Democracia e Paz na Rússia(Ex- União Socialista Soviética) em 1986
Conferência da Federação  Mundial  dos Antigos Combatentes /Comissão Permanente para os Assuntos Africanos   (FMAC/CPAA) – Argel /Argélia  em 1991.
1ª Conferência Regional das Mulheres  Ministras  e Parlamentares  - Burquina Faso em 1995.
 2ª Conferência das Mulheres Ministras e Parlamentares na Tanzânia em 1996.
Participação na Conferência sobre Genéro, Igualdade Racial e Reunião de Federação Democrática Internacional da Mulher – F.D.I.M – Brasília/Brasil em 2005
Participação na 60ª Assembléia Mundial   de  Saúde - Geneve –Suiça em 2007.
Participação na 9ª Assembléia  dos  Ministros da  Saúde da CEDEAO em 2008.
Foi condecorada com a MEDALHA TITINA SILA pela UDEMU – União Democrática das Mulheres

Alguns pontos fortes do Plano de Trabalho enquanto Embaixadora
Promover à Guiné-Bissau junto das autoridades oficias e algumas instituições do sector privado brasileiro.
Lutar para melhor integração dos cidadões guineenses no Brasil, em especial um acompanhamento rigoroso da situação dos cerca de mil e quinhentos estudantes guineenses que frequentam as Universidades Brasileiras.
Priorizar um incremento eficaz na cooperação entre o Estado guineense e brasileiro, sobretudo, nas seguintes áreas:
Defesa e Segurança
Educação, Cultura, Juventude e Desportos
Saúde
Agricultura, Comércio e Indústria
Novas Tecnologias

Nenhum comentário:

Postar um comentário