Seguidores

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

PR José Mário Vaz confirma presença na posse da PR Dilma Rousseff

PR Mário Vaz e PR Dilma Rousseff

O Brasil prepara-se para celebrar o início do novo ano com aroma política em destaque, à tomada de posse para o segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff, reeleita no mês de outubro do ano que se finda, concentra as atenções em Brasília.

O presidente guineense José Mário Vaz vai chefiar a delegação da Guiné-Bissau que irá assistir a cerimônia de investidura da presidenta Dilma Rousseff marcada para o dia primeiro de janeiro de 2015.

Guiné-Bissau está escalada na quarta posição pela Ordem de Precedência, pelo cerimonial e protocolo da diplomacia brasileira, nos cumprimentos dos chefes de Estado, e o PR José Mário Vaz já confirmou a sua presença na cerimônia, e a partir do dia 31 de dezembro (quarta-feira) estará no Brasil, em resposta a um convite especial formulada pela presidência brasileira, que guarda uma atenção especial da presidência guineense, que foi uma das primeiras a felicitar a presidenta Dilma Rousseff pela vitória eleitoral nas últimas eleições presidenciais brasileiras.

Além do PR Mário Vaz, integram a comitiva guineense o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Embaixador Mário Lopes da Rosa, o Ministro-diretor de gabinete do PR, Dr. Octávio Lopes, a conselheira para assuntos político e diplomáticos, ministra Adiato Djaló Nandigna, o diretor-geral do protocolo de Estado, Embaixador Liberato Gomes, alguns assessores e a equipa de segurança que acompanha o presidente.

          Cerimonial e Protocolo: Ordem de Precedência

§  O Decreto 70.274 determina os lugares das autoridades e anfitriões nas solenidades, Presidência é diferente de Precedência. A presidência é do anfitrião, que nem sempre terá a maior precedência no evento.

§  A precedência é definida pelos seguintes critérios:

      Anfitrião  >  hierarquia  >  data de criação e constituição  > antiguidade de diplomação, cargo  >  poder econômico  >  poder cultural  >  interesses políticos e empresariais  >  honraria  >  idade  >  sexo  >  ordem alfabética  >  bom senso.

§  O critério “anfitrião” serve de ponto de partida para a elaboração da lista de precedência. O anfitrião ocupará sempre o lugar de destaque, mesmo recebendo autoridades de hierarquia superior à sua, às quais dará o lugar de honra.

§  Nos eventos com a presença do Presidente da República ou do Vice-Presidente, estes presidirão a cerimônia. Em outras ocasiões a presidência é sempre do anfitrião, que deve ocupar o centro da mesa diretora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário